FOTOGRAFIA - A / t / iso
Atualmente as máquinas fotográficas digitais mais simples possuem recursos suficientes para que as fotos fiquem muito boas na maioria das situações.
Mas por que muitas vezes não conseguimos fazer a foto ficar boa mesmo gastando as tufas com um máquina de centenas de Mega pixels?
O que difere uma máquina "profissional" de uma máquina "mais simplezinha"?
O que devemos considerar no momento do "click"?
Mas por que muitas vezes não conseguimos fazer a foto ficar boa mesmo gastando as tufas com um máquina de centenas de Mega pixels?
O que difere uma máquina "profissional" de uma máquina "mais simplezinha"?
O que devemos considerar no momento do "click"?
Fotografia = foto + grafia = escrita da luz
A base da fotografia é a luz, que reflete nos objetos e "imprime" a imagem no sensor da câmera (antigamente nos filmes).
É obvio que sem luz não tem grafia então a regra básica para uma boa fotografia é ter luz.
Quando temos uma boa iluminação conseguimos boas fotografias com as máquinas mais simples e com nossos poderosos smartphones, porém, as coisas complicam um pouco quando as condições de luz não são tão favoráveis.
A base da fotografia é a luz, que reflete nos objetos e "imprime" a imagem no sensor da câmera (antigamente nos filmes).
É obvio que sem luz não tem grafia então a regra básica para uma boa fotografia é ter luz.
Quando temos uma boa iluminação conseguimos boas fotografias com as máquinas mais simples e com nossos poderosos smartphones, porém, as coisas complicam um pouco quando as condições de luz não são tão favoráveis.
A base de uma máquina fotográfica é o sensor fotográfico - o componente onde a luz irá imprimir a imagem.
Toda máquina fotográfica tem um obturador (uma janela) que fica fechado e abre no momento da foto para deixar a luz entrar e chegar até o sensor.
A impressão da imagem no sensor é realizada com base em 3 parâmetros básicos: ISO, ABERTURA e VELOCIDADE.
Esses 03 parâmetros definem se a foto ficará nítida, com ruído, focada, desfocada, firme ou tremida.
O ISO é o que define a sensibilidade do sensor fotográfico.
A abertura define quanto o obturador irá abrir para deixar a luz entrar e atingir o sensor.
A velocidade define a velocidade de abertura do obturador.
Se falarmos da foto em si, uma boa foto deve ser tirada com o menor valor de ISO, a menor abertura do obturador e com a maior velocidade possível. Dessa forma você terá uma foto nítida, focada e sem tremer. Porém esses parâmetros só ão possíveis se tivermos muita luz pois o menor ISO, a menor abertura e a velocidade mais rápida levam a foto a ficar escura.
Vale lembrar que estamos falando de fotos amadoras, aquelas que você vai tirar na viagem, no rolê com os amigos ou no almoço de família.
Toda máquina fotográfica tem um obturador (uma janela) que fica fechado e abre no momento da foto para deixar a luz entrar e chegar até o sensor.
A impressão da imagem no sensor é realizada com base em 3 parâmetros básicos: ISO, ABERTURA e VELOCIDADE.
Esses 03 parâmetros definem se a foto ficará nítida, com ruído, focada, desfocada, firme ou tremida.
O ISO é o que define a sensibilidade do sensor fotográfico.
A abertura define quanto o obturador irá abrir para deixar a luz entrar e atingir o sensor.
A velocidade define a velocidade de abertura do obturador.
Se falarmos da foto em si, uma boa foto deve ser tirada com o menor valor de ISO, a menor abertura do obturador e com a maior velocidade possível. Dessa forma você terá uma foto nítida, focada e sem tremer. Porém esses parâmetros só ão possíveis se tivermos muita luz pois o menor ISO, a menor abertura e a velocidade mais rápida levam a foto a ficar escura.
Vale lembrar que estamos falando de fotos amadoras, aquelas que você vai tirar na viagem, no rolê com os amigos ou no almoço de família.
ISO
O ISO, conhecido também como ASA é o parâmetro que muitos conhecem pois já era conhecido nos antigos filmes fotográficos, e definia exatamente a sensibilidade do filme. Usávamos um filme de ASA 100 para uso externo ou ASA 400 para uso interno.
Hoje as máquinas digitais chegam a ISOs muito altos. Eu tenho uma Sony Nex A6000 que chega a 25600 de ISO. A regra é, quanto mais alto o ISO mais clara a fotografia ficará porém, vai ficar ruidosa, granulada. Esses ISOs altíssimos não dá para usar em fotos normais. Podemos fazer uma analogia do ISO com o volume de um aparelho de som. Percebe que quando aumentamos o volume sem nada tocando, escutamos um ruído nas caias? Um "xiiiiiiiiiiiiiiii" bem nítido? Isso é ruído. O volume alto é como um ISO alto e o ruído de áudio é exatamente o que vai acontecer na foto, só que na foto, o ruído aparece como uma granulação na imagem. Agora, se tiver música tocando, o ruído não é tão percebido. Da mesma forma na foto, o ruído aparece mais na penumbra, em ambientes realmente escuros e se houver uma iluminação razoável dá para abusar um pouco os ISO.
Em via de regras, as máquinas "de entrada" com sensor cropado (não esquenta com esses termos agora), quero dizer as máquinas médias, a partir de 1600 o ISO começa a granular bem. Se fosse uma foto de revista, seria inaceitável, mas para registrar o seu momento com o pessoal da empresa, vale. Vai por mim, essas fotos podem parecer ruins, mas quando você olhar novamente daqui há alguns anos vai dar muito risada e achá-las ótimas...
A regra básica é trabalhar com o ISO mais baixo possível para a foto ficar mais nítida. Eu, particularmente não consigo perceber a diferença entre uma fotografia com ISO 100 e a mesma com ISO 400, mas se der para tirar com ISO 100, é melhor.
O que eu uso de ISO normalmente?
Externo com boa luz - ISO 100 a 400 (dependendo da velocidade necessaria)
Externo nublado - ISO 400 a 640
Interno (com luz artificial) - ISO 400 a 3200 (realemente pode variar muito conforme a luz e o que você está fotografando)
Verifique as fotos abaixo. Você consegue perceber a diferença? Clique na imagem para ampliar.
Hoje as máquinas digitais chegam a ISOs muito altos. Eu tenho uma Sony Nex A6000 que chega a 25600 de ISO. A regra é, quanto mais alto o ISO mais clara a fotografia ficará porém, vai ficar ruidosa, granulada. Esses ISOs altíssimos não dá para usar em fotos normais. Podemos fazer uma analogia do ISO com o volume de um aparelho de som. Percebe que quando aumentamos o volume sem nada tocando, escutamos um ruído nas caias? Um "xiiiiiiiiiiiiiiii" bem nítido? Isso é ruído. O volume alto é como um ISO alto e o ruído de áudio é exatamente o que vai acontecer na foto, só que na foto, o ruído aparece como uma granulação na imagem. Agora, se tiver música tocando, o ruído não é tão percebido. Da mesma forma na foto, o ruído aparece mais na penumbra, em ambientes realmente escuros e se houver uma iluminação razoável dá para abusar um pouco os ISO.
Em via de regras, as máquinas "de entrada" com sensor cropado (não esquenta com esses termos agora), quero dizer as máquinas médias, a partir de 1600 o ISO começa a granular bem. Se fosse uma foto de revista, seria inaceitável, mas para registrar o seu momento com o pessoal da empresa, vale. Vai por mim, essas fotos podem parecer ruins, mas quando você olhar novamente daqui há alguns anos vai dar muito risada e achá-las ótimas...
A regra básica é trabalhar com o ISO mais baixo possível para a foto ficar mais nítida. Eu, particularmente não consigo perceber a diferença entre uma fotografia com ISO 100 e a mesma com ISO 400, mas se der para tirar com ISO 100, é melhor.
O que eu uso de ISO normalmente?
Externo com boa luz - ISO 100 a 400 (dependendo da velocidade necessaria)
Externo nublado - ISO 400 a 640
Interno (com luz artificial) - ISO 400 a 3200 (realemente pode variar muito conforme a luz e o que você está fotografando)
Verifique as fotos abaixo. Você consegue perceber a diferença? Clique na imagem para ampliar.
ABERTURA
O parâmetro ABERTURA é simples de entender. Se você abrir muito a janela, vai entrar mais luz (mais claro), se abrir pouco a janela vai entrar menos luz (mais escuro). Ou seja, de forma direta, usamos a abertura do obturador para controlar a quantidade de luz que irá atingir o sensor da câmera.
Mas não é só isso. A abertura é responsável por um efeito muito desejado e que dá um ar de fotografia profissional nos retratos da família - o desfoque do fundo.
Mas não é só isso. A abertura é responsável por um efeito muito desejado e que dá um ar de fotografia profissional nos retratos da família - o desfoque do fundo.
Quanto mais aberto o obturador trabalhar, mais defocado o fundo vai ficar. O nome correto é profundidade de campo. Quanto mais aberto o obturador estiver, a profundidade de campo será mais rasa e o "campo" de foco é menor - se focar no que estiver longe de você, o que estiver perto ficará desfocado e vice-versa. Quanto mais fechado o obturador estiver, maior a profundidade de campo, o foco será mais amplo. Você pode tirar foto da sua namorada num parque bem amplo e tudo ficará em foco ou seja, com o obturador mais fechado, fica mais fácil acertar o foco da máquina.
Esse é um parâmetro muito importante nas máquinas e lentes. Uma "lente clara" é uma lente que chega a ótimas aberturas.
Quanto menor o número mais aberto. As lentes mais normais tem uma abertura de 3.4 (mais aberta) a 22 (mais fechado). Tem toda uma teoria em cima desses valores mas que não vem ao caso agora. O que podemos lembrar é que o nosso globo ocular é o padrão para esses número e é considerado como valor 1. Se uma lente tivesse abertura 1, teríamos a foto exatamente com a mesma iluminação que estamos enxergando. Já percebeu que essas fotos com o fundo desfocado nos agradam tanto? É porque na verdade nós enxergamos assim. Enquanto você olha no monitor, o teclado está fora de foco (e olha que está bem próximo hein!).
No caso da abertura, devemos usar de acordo com o foco que queremos e em ambientes mais escuros, "abrir" um pouco mais a lente ajuda. Para garantir o foco, ou focar colocar mais objetos em foco, precisa fechar um pouco (11 já é bem fechada).
Esse é um parâmetro muito importante nas máquinas e lentes. Uma "lente clara" é uma lente que chega a ótimas aberturas.
Quanto menor o número mais aberto. As lentes mais normais tem uma abertura de 3.4 (mais aberta) a 22 (mais fechado). Tem toda uma teoria em cima desses valores mas que não vem ao caso agora. O que podemos lembrar é que o nosso globo ocular é o padrão para esses número e é considerado como valor 1. Se uma lente tivesse abertura 1, teríamos a foto exatamente com a mesma iluminação que estamos enxergando. Já percebeu que essas fotos com o fundo desfocado nos agradam tanto? É porque na verdade nós enxergamos assim. Enquanto você olha no monitor, o teclado está fora de foco (e olha que está bem próximo hein!).
No caso da abertura, devemos usar de acordo com o foco que queremos e em ambientes mais escuros, "abrir" um pouco mais a lente ajuda. Para garantir o foco, ou focar colocar mais objetos em foco, precisa fechar um pouco (11 já é bem fechada).
VELOCIDADE
O parâmetro VELOCIDADE também é fácil de entender. É quanto tempo o obturador vai ficar aberto para você tirar a sua foto, ou seja, por quanto tempo a luz será projetada no sensor?
Quanto mais tempo, mais clara a foto irá ficar porém será a tendência da foto ficar tremida será maior. Quanto mais rápido for a velocidade do obturador, a foto ficará mais escura porém, será mais fácil obter uma foto firme.
Usamos a velocidade da máquina para definir também o resultado desejado. Ao tirar a foto de uma cachoeira, você pode deixar a máquina com uma velocidade mais rápida para ter o efeito de água parada ou deixar mais lenta para que a água fique como um véu.
As velocidades utilizadas normalmente são sempre abaixo de 1/30s. Isso mesmo, um trigésimo de segundo.
Fotos acima de 1/10s são difíceis de estabilizar se forem tiradas com a máquina na mão.
Fotos com tempo maiores que 1/5s normalmente precisarão de tripé para ficarem boas.
Mas esses valores são relativos e dependem da lente utilizada. Se você usar uma máquina com zoom por exemplo, será necessário utilizar velocidades mais altas - 1/380 por exemplo.
Uma boa máquina trabalha num range de VELOCIDADE que vai de 30s (trinta segundos) a 1/4000s (4000 avos de segundos ou 250us).
Você pode usar o tempo de 30s para tirar fotos das estrelas por exemplo utilizando um tripé (o obturador da máquina ficará aberto por 30s) ou pode usar uma velocidade de 1/4000 para tirar foto de um carro de Fórmula 1 passando a 330km/h.
Quanto mais tempo, mais clara a foto irá ficar porém será a tendência da foto ficar tremida será maior. Quanto mais rápido for a velocidade do obturador, a foto ficará mais escura porém, será mais fácil obter uma foto firme.
Usamos a velocidade da máquina para definir também o resultado desejado. Ao tirar a foto de uma cachoeira, você pode deixar a máquina com uma velocidade mais rápida para ter o efeito de água parada ou deixar mais lenta para que a água fique como um véu.
As velocidades utilizadas normalmente são sempre abaixo de 1/30s. Isso mesmo, um trigésimo de segundo.
Fotos acima de 1/10s são difíceis de estabilizar se forem tiradas com a máquina na mão.
Fotos com tempo maiores que 1/5s normalmente precisarão de tripé para ficarem boas.
Mas esses valores são relativos e dependem da lente utilizada. Se você usar uma máquina com zoom por exemplo, será necessário utilizar velocidades mais altas - 1/380 por exemplo.
Uma boa máquina trabalha num range de VELOCIDADE que vai de 30s (trinta segundos) a 1/4000s (4000 avos de segundos ou 250us).
Você pode usar o tempo de 30s para tirar fotos das estrelas por exemplo utilizando um tripé (o obturador da máquina ficará aberto por 30s) ou pode usar uma velocidade de 1/4000 para tirar foto de um carro de Fórmula 1 passando a 330km/h.
Resumindo os 03 parâmetros apresentados, você deve configurar a máquina com a abertura e velocidade de acordo com o que você está fotografando e como deseja a foto e regular o ISO para que a foto fique clara suficiente (nem muito clara, nem muito escura). Tentando deixar sempre o menor ISO possível (como eu já expliquei, não consigo perceber diferença entre o ISO 100 e o ISO 400).
Agora que você conhece as regras básica, olhe para os exemplos novamente.
Note que um parâmetro compensa o outro para manter a luminosidade correta na máquina (veja o artigo sobre Exposição e Foco).
Nas fotos de exemplo de abertura, o ISO ficou fixo em 800 e conforme a abertura foi fechando, o tempo de abertura foi aumentando. Para a abertura máxima da lente - F/1.8 - o tempo de abertura foi de 1/125s (isso mesmo 1s divido por 125). Para a abertura mais fechada da lente - F/22 - o tempo de abertura foi de 1/5 (1s divido por 5). Nesse ponto sem o tripé, a foto pode ficar tremida.
Nas fotos de exemplo de ISO, usando o ISO 25600, o tempo de abertura foi de 1/30. Já com ISO 100 o obturador ficou aberto por 8s - impossível tirar esse foto sem tripé. Mesmo com ISO 800, o tempo necessário seria de 1s e com ISO 1600 0,5s. Nesses casos, ou usamos o tripé ou abrimos mão da nitidez e aumentamos o ISO.
Agora que já temos as informações básicas sobre fotografia, podemos responder as perguntas do início desse artigo, mas isso vai ficar para o próximo artigo...
by Sergio Corrigliano - julho de 2016